10 dicas para ter autoestima na internet

Joias de borracha Marzio Fiorini. Para ver mais, clique aqui.

Quem de nós nunca ficou arrasada depois de colocar um post no Facebook e ninguém curtir? Em tempos de redes sociais, blogs, MSN, Skype, nossa autoestima é alimentada – ou detonada – pela quantidade de comentários positivos que recebemos. E a gente nem se dá conta disso. Quando percebemos, já estamos oscilando entre a euforia e o marasmo emocional. Mas tem jeito de não deixar que isso interfira tanto na nossa autoimagem:

1. Ver que os outros gostam do que postamos é uma delícia. Mas o que você pensa e gosta de publicar nas redes sociais não depende de aprovação alheia, nem positiva, nem negativa.

2. Nem todo mundo entra nas redes todos os dias. Digamos que você escreveu que foi promovida e justo a sua melhor amiga não curtiu. Em vez de condená-la sem direito de defesa, considere que ela pode nem ter visto.

3. Quantos amigos queridos você tem nas redes? Imagine que cada um deles posta pelo menos uma coisa por dia – se você for curtir todos, vai gastar o dedo, certo? Portanto, o fato de não comentar ou curtir um comentário de alguém não significa que você não gostou.

4. Evite se comparar com os outros – com a amiga que parece viajar para a Europa todo mês, com a vizinha que fez o aniversário do filho em um lugar carésimo, com a colega do trabalho que conseguiu emagrecer 10 quilos. Cada um tem a sua vida, suas dores e seus amores, por mais que todos pareçam perfeitamente felizes e realizados – assim como você.

5. Não leve para o lado pessoal. Comentários feitos no MSN, Skype e nas redes geralmente são de momento, impulsivos – e geralmente são ácidos, críticos e duros. Dificilmente as pessoas falariam pessoalmente o que escrevem com tanta facilidade. Se alguém fez um comentário do qual você não gostou, pense que quem não está bem é essa pessoa, e não você.

6. Pratique a gentileza, essa palavra tão esquecida na internet. Sim, gentileza gera gentileza e deixa todo mundo feliz.

7. Aprenda a aceitar críticas. Com os meios de comunicação online, todos estamos mais expostos e sujeitos ao julgo dos outros. Saber receber críticas significa filtrar as que realmente são construtivas e aprender com elas.

8. Se você precisa desabafar, prefira mandar mensagens fechadas para as amigas mais próximas. Expor grandes dilemas íntimos no Facebook, por exemplo, pode fazer bem na hora, porque várias pessoas vão se manifestar em apoio. Mas quando a fase difícil passar, seus comentários continuarão registrados ali, lembrando você e os outros do momento triste.

9. Cancele a assinatura – não precisa tirar da lista de amigos – das pessoas que só postam críticas aos outros ou comentários desagradáveis. No MSN ou no Skype, se perceber que o papo está ficando pesado, diga educadamente que precisa sair.

10. Ame ser você em qualquer lugar, a qualquer hora. Comentário nenhum pode abalar uma mulher que se banca!

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante para nós! Adoramos receber notícias de nossas seguidoras! Mantenha contato e nos envie suas dúvidas que faremos os posts pensando em você!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s